Cuidados na hora de comprar um iPad/iPhone e tablets em geral usado

Gerson Souza
3 min readMay 4, 2014

Ultimamente estamos sendo infestados por sites de compra e venda de produtos usados. Hoje temos olx, bomnegocio e tantos outros com produtos com ofertas muito boas para quem não se importa em adquirir um gadget usado.

Essa semana um colega me procurou para que eu o ajudasse na difícil batalha de comprar de um iPhone 5 funcionando e em bom estado nesses sites.

Então vamos aos cuidados:

1) antes de efetuar a compra pergunte e exija na hora da entrega do aparelho a Nota Fiscal, mesmo que o gadget não esteja mais na garantia. Ter a Nota Fiscal não é uma garantia técnica mas já é um bom passo para identificarmos a procedência do aparelho. Alem disso, na Nota Fiscal terá os dados do real proprietário do aparelho que você deverá procurar em caso de problemas. Agora é importante conferir o IMEI do aparelho com o IMEI descrito na nota.

2) Marque em local com segurança por perto e, se possível, vá de carro. Prefira marcar em shoppings e dê preferência para praças de alimentação ou locais em que haja um segurança a postos para qualquer problema.

3) Teste, teste tudo. Aqui vai uma lista de itens para serem testados:

a) Tela: aumente o brilho ao máximo e depois diminua. Com o brilho no máximo observe se há algum arranhão ainda não informado. Algumas telas costumam mascarar vários arranhões que só aparecem em situações específicas.

b) Bateria: fique de olho no comportamento da bateria enquanto você mexe no aparelho. Já vi casos de pessoas que compraram gadgets e a bateria descarregava em 2, 3 horas.

c) Chip: no dia da entrega leve um chip com você. É importantíssimo que você consiga inserir o chip, ver o aparelho ganhar rede e fazer uma ligação. Tudo isso na frente da pessoa que está te vendendo. Existem casos de iphones que foram vendidos mas como a procedência não era boa, ele estava bloqueado e não pegava sinal algum de operadora. Sendo assim, a pessoal ficou com um iPod de luxo no lugar de um iPhone.

d) iCloud: nos fóruns de produtos Apple essa reclamação é constante. Existem diversas pessoas que vendem aparelhos bloqueados pelo iCloud. Se você ver um anúncio nesta situação, a minha dica é NÃO COMPRE!!. Aparelhos bloqueados no iCloud são aparelhos o que geralmente foram furtados ou perdidos e o dono antigo acionou o sistema da Apple e solicitou o bloqueio do mesmo. Não fortaleça o mercado negro e você pode ser preso pois é crime.

d.a) iCloud 2: ao comprar um iPhone, iPad ou iPod é importantíssimo que você solicite ao vendedor que retire a senha dele do iCloud. Só assim você terá autonomia sobre seu aparelho. Se ele se recusar ou não souber a senha, NÃO COMPRE!!. O aparelho pode ter passado pela situação que citei acima. Se ele souber, o aparelho ficará disponível para que você adicione seu ID Apple ou crie uma fazendo com que você seja, de fato, o dono do aparelho e assim possa restaurar e deixar ele com todas suas informações.

d.b) android: se o aparelho for Android vc deverá acessar o menu configurações(ou ajustes ou definições), segurança e depois “administrador do dispositivo”. Se houver algum App listado, desmarque. Esses após podem impedir de vc restaurar o aparelho e exercer funções básicas. Essa ação deverá ser feita na presença do vendedor pois o aparelho irá solicitar uma senha para validar a ação.

e) Som: quase passei uma roubada uma vez. Fui ajudar um amigo a comprar um iPhone.Ao receber o aparelho, testamos tudo e realmente o aparelho estava intacto. Colocamos uma música pra tocar e saiu certinho pelo auto falante do aparelho.mas quando colocamos o fone não saia nada. Ou seja, o aparelho estava em bom estado coma ressalva que a saída do fone não estava funcionando, o que impedia a pessoa de ouvir música nas tarefas diárias.

Bom, essas são as principais dicas na hora de comprar um gadget usado pela internet. Com o tempo irei acrescentando novas informações.

--

--

Gerson Souza

nerd . mobile media . fotografia . wordpress . cerveja . salvador . saopaulo . ecvitoria . lazio . séries . meu apelido eh pinguim. blogueiro do @ESPNFC