Como ocultar o gerenciador de senhas (Keychain) da Apple

Gerson Souza
2 min readJun 5, 2021

Em Maio de 2021, diversos sites como o TheHack divulgaram uma notícia sobre o vazamento de senhas de mais de 68 mil senhas do governo brasileiro. O número é preocupante pois estamos falando do setor público que guarda dados dos 212 milhões de brasileiros (Censo 2019).

Praticas como essa só corrobora para ampliar ainda os mais vazamentos de dados, seja CPF, endereço, senhas e etc.

Para amenizar um pouco, especialistas na internet sugerem a utilização de senha única para cada serviço. Assim, caso alguma senha seja vazada, apenas um serviço seu será comprometido. Mas estamos em um mundo que exige login/senha para tudo. Como decorar tantas senhas ? Ai que entra os gerenciadores de senhas (password manager) como Lastpass, 1password, Enpass, Google Password Manager, KeyChan da Apple e etc.

O objetivo destes gerenciadores é criar uma senha "difícil" para cada serviço e armazenar em um "cofre" para que seja acessado quando precisar, evitando assim que você tenha que decorar muitas senhas. Essa proteção se transforma em hábito e você nunca mais deixa de usar com o tempo. Particularmente, eu já usei LastPass, Enpass, Google Password Manager, KeyChain e agora estou usando o 1password. A decisão se deu apenas por preferência, todos são excelentes programas.

Acontece que se você usa Mac com o Safari vai passar pelo incomodo que o KeyChain não deixará você em paz enquanto não desabilitar ele. Basicamente ele se sobrepõe ao 1password não deixando você salvar/criar novas senhas e usar antigas. Para isso, gastei dezenas de minutos em sites gringos para resolver essa questão. E consegui!

KeyChain sobrepondo o 1password

Para desabilitar o KeyChain no Safari, você não precisa desabilitar a sincronização com iCloud ou outros programas.

Desabilitando o KeyChain no Safari

  1. Com o Safari aberto, clique em File (arquivo) e depois Preferences (Preferências)

2. Quando abrir a janela, selecione "Autofil" (Auto Completar) e desmarque a opção "User names and password" (usar nomes e senhas).

Feito isso, o Safari irá ignorar o KeyChain da Apple no processo de cadastro e login, dando preferência ao 1password que também está previamente configurado.

Essa ação nos dar uma liberdade de utilizar qualquer gerenciador de senha, não ficando exclusivo com Apple ou Google.

Espero que tenha ajudado. Pra mim fez muita diferença.

--

--

Gerson Souza

nerd . mobile media . fotografia . wordpress . cerveja . salvador . saopaulo . ecvitoria . lazio . séries . meu apelido eh pinguim. blogueiro do @ESPNFC